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A 6 de julho de 2022, a União Europeia introduziu novas medidas de segurança para todo o tipo de veículos que circulam nas nossas estradas. A partir desta data, apenas veículos em conformidade com o Regulamento Geral de Segurança da UE (GSR) serão permitidos na estrada, visando tornar a circulação mais segura para os utilizadores mais vulneráveis, reduzir drasticamente o número de mortes, ferimentos graves e acidentes na UE.

Esta obrigatoriedade destina-se aos novos modelos fabricados, no entanto, todos os veículos anteriormente comercializados têm um periodo de dois anos, até 2024, para estar conforme o novo Regulamento.

O Regulamento exige que todos os veículos comerciais ligeiros, pesados e autocarros possuam sistemas de prevenção de colisões, para detectar pedestres e ciclistas nos ângulos mortos dianteiros e laterais do veículo e alertar o motorista sobre possíveis colisões.

Os Sistemas Obrigatórios

Na origem da obrigatoriedade destes sistemas de segurança, está o objetivo da Comissão Europeia de reduzir para metade o número de mortes nas estradas europeias até 2030, um passo intermédio do programa Vision Zero, que quer reduzir na sua totalidade o número de fatalidades e feridos nas estradas até 2050, através de medidas para a proteção dos ocupantes dos veículos e utilizadores vulneráveis como peões ou ciclistas.

De acordo com o novo Regulamento, todos os veículos a motor (incluindo camiões, autocarros, furgonetas e veículos utilitários desportivos) terão de estar equipados como os seguintes dispositivos de segurança:

  • MOIS (Moving Off Information System) – Alerta o condutor para peões e ciclistas no ângulo morto dianteiro do veículo.
  • BSIS (Blind Spot Information System) – Alerta o motorista para ciclistas que circulam lado do lado com o passageiro do veículo, no ângulo morto.
  • REIS (Reversing Information System) – Alerta o motorista e os outros utilizadores rodoviários para manobras de marcha-atrás.
  • Intelligent Speed Assist (ISA) – Identifica os limites de velocidade e alerta o condutor quando este os excede.
  • Driver Drowsiness & Alertness Warning (DDAW) – Alerta o condutor quando o cansaço ou a imobilização é identificada.
  • Tire Pressure Monitoring System) – Alerta o condutor para perda na pressão dos pneus, para evitar penus furados ou rebentados

Para além dos requisitos gerais e dos sistemas existentes (como o aviso de afastamento da faixa de rodagem e o sistema avançado de travagem de emergência), os camiões e os autocarros terão de estar equipados com sistemas avançados capazes de detetar peões e ciclistas localizados nas imediações e de reduzir significativamente os ângulos mortos à volta do veículo.

Fonte: ZF

Saiba mais sobre o regulamento aqui.

Sistemas Anti-Colisão

Os sistemas anti-colisão Fisheye™ integram tecnologia revolucionária para veículos pesados que circulam nas zonas urbanas, permitindo aos condutores detetar antecipadamente ciclistas e peões nos ângulos mortos do veículo, prevenir danos graves e fatalidades.

Como funcionam?

Equipado com sensores inteligentes multivisão estrategicamente colocados, os sistemas Mobileye atuam como ângulo de visão extra para o condutor, monitorizando constantemente o ambiente de condução dinâmico e fornecendo aos condutores alertas visuais, sonoros e vibratórios em tempo real.

O Mobileye Fisheye™ é o novo sistema anti colisão que atende aos requisitos MOIS e BSIS do Regulamento de Segurança da EU.

Projetado especificamente para veículos grandes, o Mobileye Fisheye™ permite a detecção precoce de utilizadores vulneráveis da estrada através das sua câmaras com ângulo de 150º, e dois visores laterais adicionais para alertas visuais e sonoros em tempo real.

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