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Descrição: Uma política de manutenção de veículos ajuda as empresas a reduzir os custos a longo prazo, prolongar a vida útil do veículo e reduzir a responsabilidade. 

Uma política de manutenção da frota eficaz pode ajudá-lo a aumentar a vida útil da frota, maximizar os lucros, melhorar a segurança do condutor, evitar avarias repentinas e melhorar a eficiência em geral, ao mesmo tempo que é rentável. Independentemente do tamanho da sua frota, a necessidade de manter os veículos em boas condições de funcionamento é uma prioridade máxima. 

Nesta publicação do blog, fique a saber o motivo pelo qual uma política de manutenção de veículos é importante, o que incluir na política, os benefícios de uma política eficaz e como uma solução de telemática pode resolver muitos dos seus problemas de manutenção. 

O que é uma política de manutenção de veículos?

Uma política de manutenção de veículos é um documento escrito claro que indica regras, regulamentos, procedimentos e fornece informações sobre os seguintes aspetos:

  • Datas importantes de revisão do veículo, incluindo a última revisão do veículo
  • Histórico de manutenção
  • O que necessita de ser abrangido como parte da verificação de manutenção
  • Quem é responsável pela manutenção de veículos
  • Informações adicionais em caso de uma colisão ou falha do motor

Uma lista de processos e procedimentos ajuda-o a ser proativo e a gerir os problemas do veículo, mesmo antes de estes ocorrerem. Este guia pode ajudar a dar suporte ao tempo de atividade, melhorar a produtividade da frota e a gerir o desgaste dos veículos. 

Por que motivo deve criar uma política de manutenção de veículos?

Ter um conjunto avançado de políticas é uma prática recomendada para a gestão de frotas. Uma política de manutenção de veículos tem muitos benefícios, como o suporte ao tempo de atividade, a melhoria da produtividade da frota, a melhoria do estado do veículo, a redução das reparações e a otimização do valor de revenda.

O bom funcionamento longo de um veículo tem benefícios financeiros para uma empresa. Um veículo bem conservado necessita de menos reparações, o que poupa dinheiro à empresa. Com uma frota devidamente mantida, não tem de comprar veículos novos, o que é, mais uma vez, uma forma de reduzir os gastos da empresa.

Uma política de manutenção de veículos também ajuda a detetar problemas de forma precoce, o que pode diminuir situações de stress, proteger os condutores e poupar dinheiro.

Eis alguns motivos essenciais para a definição de uma política de manutenção da frota: dever de cuidado, segurança do condutor, menos reparações, maior produtividade da frota e mitigação dos riscos:

  1. Dever de cuidado

O dever de cuidado é a obrigação legal de uma organização ou de uma pessoa de evitar atos ou omissões que possam causar danos a terceiros. Como é que isto se aplica às organizações baseadas em frotas?

De acordo com a FMCSA, as organizações com frotas têm de fornecer veículos adequados e funcionais e têm de os manter e reparar sistematicamente. Desta forma, ter uma política e um programa de manutenção bem comunicados faz parte do Dever de cuidado. Os gestores de frotas devem ser capazes de apresentar um histórico consistente de conformidade e aplicação.

O principal objetivo da criação de uma política formal e escrita em termos de Dever de cuidado é:

  • Fornecer instruções claras a todos os funcionários
  • Garantir que todas as políticas e procedimentos são consistentes 
  • Oferecer documentação por escrito em caso de falha mecânica ou colisão
  • Segurança do condutor

A criação de uma política escrita de manutenção de veículos ajuda a promover uma cultura de segurança para os seus condutores. Manter a sua frota em boas condições de funcionamento ajuda a reduzir o risco dos condutores, para que os funcionários não fiquem presos com um veículo avariado. Ser consistente e específico é fundamental. 

  • Mitigação dos riscos

Em demasiadas frotas, a manutenção é deixada para os condutores e há pouca documentação formal sobre os procedimentos de manutenção adequados da frota. Uma política escrita que detalha todos os esforços proativos para a programação de manutenção, conservação de registos e formação de condutores pode ser útil. Os resultados são menos riscos ao manter os veículos em bom estado de funcionamento e maior confiança dos condutores nos seus veículos. 

Ao formar os condutores sobre políticas, processos e procedimentos consistentes, pode aliviar a pressão sobre estes e ajudar a mantê-los o mais seguros possível. Se a sua empresa for maior, os gestores de RH, Saúde e Segurança e a liderança executiva também devem fazer parte do processo de criação de políticas e podem ajudar na promoção e conformidade. 

  • Menos reparações

Ao efetuar regularmente a manutenção e a revisão dos seus veículos, ambas as partes podem identificar problemas com bastante antecedência, o que irá implicar menos custos. Isto pode ajudar a poupar enormes despesas e reparações em grande escala, o que tem um impacto direto nos resultados de uma empresa.

  • Maior produtividade da frota

Como é que a manutenção regular da frota pode melhorar a sua produtividade? Os veículos com manutenção regular resultam em menos erros e avarias, o desempenho dos veículos é melhor e a eficiência geral da frota aumenta. 

O que incluir no modelo da política de manutenção de veículos da sua empresa?

Ao desenvolver a sua política de manutenção de veículos comerciais, considere incluir:

  • Métodos de monitorização de inspeção, manutenção e reparação regulares por veículo
  • Métodos de registo da conformidade pelos funcionários do plano de manutenção
  • Um sistema de comunicação definido que mantém os condutores formados e a par dos procedimentos de manutenção mais recentes.

As secções típicas no modelo de política de manutenção de veículos incluem: 

  • Agendamentos de revisão fornecidos pelo fabricante com uma frequência mínima, ajustando para casos de utilização especial e equipamentos personalizados
  • Fornecedores e peças aprovados
  • Limites de gastos pré-autorizados e métodos de pagamento
  • Se a manutenção for gerida por tempo, quilometragem, horas ou uma combinação destes
  • Políticas e procedimentos de manutenção específicos por localização ou tipo de veículo
  • O que fazer em caso de emergência

Lista de verificação da política de manutenção de veículos

Utilize esta lista de verificação para confirmar se concluiu todas as atividades e procedimentos fundamentais como parte do serviço de manutenção preventiva regular. Esta lista de verificação pode variar de acordo com a sua frota e a marca dos veículos.

A manutenção eficiente do veículo é um passo crucial no que diz respeito à vida útil do veículo, à segurança da frota e quando pretende evitar reparações dispendiosas e avarias inesperadas.  

Considere inspecionar os seguintes aspetos com regularidade:

  • Óleo do motor 
  • Travões
  • Líquido da transmissão
  • Rotação dos pneus
  • Afinações
  • Sistema de travagem
  • Correias 
  • Mangueiras
  • Serviço de transmissão
  • Serviço do sistema de refrigeração
  • Serviço de ar condicionado (AC)
  • Sistema de direção e suspensão
  • Filtros
  • Sistema de escape
  • Sistemas elétricos
  • Sistemas de combustível
  • Suportes do motor e da transmissão
  • Pneus dianteiros:
  • Verifique se existem cortes, pregos e quaisquer objetos invulgares nos pneus
  • Pressão de ar para pneus
  • Verifique se existem fissuras nas jantes
  • Verifique se a válvula tem cortes
  • Verifique se todas as correias estão corretas e no devido lugar
  • Verifique os depósitos de ar 
  • Luzes
  • Para-brisas, vidros e espelhos
  • Os cintos de segurança estão intactos

Como pode a tecnologia de frota ajudar?

Com a Geotab, a gestão da manutenção e dos diagnósticos da frota torna-se fácil. As soluções telemáticas da Geotab podem ajudar a reduzir o tempo de inatividade do veículo, reduzir os custos administrativos e resolver precocemente problemas do motor através de MyGeotab e das integrações do Parceiro. A telemática é uma forma fácil de organizar a manutenção preventiva. A combinação de planos de gestão de manutenção com dados do motor pode acionar notificações para agendar a manutenção preventiva de veículos. 

Na base de dados de MyGeotab, pode configurar uma regra de manutenção com base no tempo, horas do motor e/ou quilometragem. O que for sinalizado primeiro irá acionar uma notificação que irá ajudá-lo a agendar uma PM (manutenção preventiva). Após um novo registo de manutenção, os três parâmetros são reiniciados.

Além disso, também pode adicionar o Relatório de lembretes de manutenção dinâmica de veículos, que o ajuda a manter-se a par da manutenção dos veículos, este relatório irá ajudá-lo a manter-se informado sobre as próximas necessidades de revisão através de lembretes por e-mail com base em regras definidas para a data de vencimento, distância limite e horas de funcionamento do motor. 

Dê prioridade ao estado de funcionamento do veículo, à produtividade da frota, à segurança dos condutores e ao tempo de atividade da frota com a solução de telemática da Geotab para manutenção da frota. Fale connosco!

Autor: Mrinalini Sundar