Provavelmente, o passo mais importante para as cidades inteligentes e verdes é integrar e oferecer uma ampla variedade de tipos de transporte.
Reduzir os carros particulares é fundamental para reduzir o congestionamento e a poluição, no entanto, é
preciso uma alternativa funcional – caminhar e andar de bicicleta são os substitutos mais verdes, seguidos dos autocarros. No entanto, prestadores de serviços de entregas e outros não poderão ser substituídos e
continuarão a usar o típico meio de transporte mais pesado. É aqui que o planeamento das cidades
inteligentes encontra um obstáculo: as estradas são essencialmente dominadas por veículos maiores, mais largos e pesados, e por usuários mais vulneráveis, nomeadamente pedestres e ciclistas.
De acordo com a Transport for London, embora os veículos pesados de mercadorias representem apenas 4% dos km percorridos em Londres, são responsáveis por 50% das mortes de ciclistas e 23% das mortes de pedestres. Os grandes blind spots associados a este tipo de veículos são um fator determinante nas colisões, em 2019, 55% dos acidentes que deixaram ciclistas gravemente feridos em Londres, ocorreram quando um camião virava à esquerda no caminho do ciclista, muitas vezes porque estes se encontram no ângulo morto de visão do veículo.
Além dos veículos pesados, os autocarros urbanos também representam um perigo para ciclistas e pedestres. De acordo com a revista Injury Prevention, a taxa de colisões fatais em áreas urbanas por autocarros excede em muito a de qualquer outro tipo de veículo.
Equipar veículos pesados com sistemas de deteção de blind spot é uma das importantes respostas ao combate de colisões nas grandes cidades. Em resposta a essa necessidade premente, o Mobileye Shield+TM, é um sistema de prevenção de colisões para grandes veículos, foi projetado especificamente para ajudar veículos pesados e autocarros a navegar com segurança no ambiente urbano.
O Shield+ inclui recursos como um aviso de colisão frontal, para manter os motoristas a uma distância segura de outros veículos, aviso de pedestres e colisões, alerta os motoristas sobre a presença de pedestres ou ciclistas, mas também inclui recursos de especial importância para os veículos de grande porte que circulam pelas ruas das cidades.
O sistema de deteção de ângulo morto, alerta os motoristas quando pedestres ou ciclistas entram nessas áreas de perigo. Igualmente importante, o sistema é inteligente o suficiente para ignorar objetos inanimados e distinguir entre situações em que o motorista precisa ser avisado e aquelas em que uma ação de emergência imediata é necessária.
Entre a proteção de blind spots e um planeamento urbano mais inteligente, podemos começar a dar passos sérios em direção a cidades mais limpas e menos congestionadas e, ao mesmo tempo, progredir em direção à nossa meta de zero mortes de pedestres e ciclistas.
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