Com os preços dos combustíveis a disparar, um programa de manutenção preventiva com dados telemáticos pode proporcionar poupanças substanciais de combustível com vista a reduzir os custos operacionais.
A manutenção adequada de veículos é essencial para o funcionamento seguro e eficiente da sua frota. Sabia que através da telemática, pode:
- Melhorar a fiabilidade do veículo e reduzir as avarias;
- Aumentar o valor de revenda;
- Melhorar a segurança e a satisfação dos condutores;
- Reduzir as violações e multas.
Analisemos os 10 componentes mais importantes que afetam a economia de combustível de acordo com o North American Council for Freight Efficiency (NACFE) e vejamos como um programa de manutenção preventiva suportado pela telemática pode ajudar.
1. Óleo do motor
Níveis baixos de óleo no motor podem criar fricção e aplicar tensão adicional no motor, o que resulta numa redução do rendimento do combustível. Em contrapartida, demasiado óleo no motor pode causar problemas de óleo e de rotação, reduzindo a economia de combustível em mais de 2%.
Os motores funcionam de forma mais eficiente com óleo limpo, pelo que deve programar intervalos de mudança de óleo adequados, dependendo da idade dos seus camiões, dos lubrificantes utilizados e da tecnologia de filtros.
Também pode utilizar óleos de menor viscosidade para melhorar a economia de combustível. A pesquisa demonstrou que a mudança para um óleo de motor de baixa viscosidade aprovado pelo fabricante pode melhorar a economia de combustível entre 0,9% e 2,2%. No entanto, o pessoal de manutenção e os condutores devem estar cientes dos motores que podem receber os óleos FA-4 de baixa viscosidade de alta temperatura e alta taxa de corte (HTHS), uma vez que estes não são compatíveis com versões anteriores de tecnologias de motores, contrariamente aos lubrificantes CK-4.
Pode monitorizar o estado do motor e do filtro de óleo através do seu sistema de telemática, realizando testes de novos óleos de motor.
Consulte o artigo do blog da Geotab: Demonstrar como o óleo do motor de alto desempenho tem impacto na economia do combustível (em inglês), para obter mais informações sobre este tipo de testes.
2. Sistema de entrada e escape e filtros de partículas de diesel
Os sistemas de entrada e escape com fraca manutenção podem reduzir a eficiência de combustível.
Os filtros de ar obstruídos também podem fazer com que os módulos de controlo do motor queimem combustível adicional. Isto faz com que o escape seja rico em combustível, o que pode levar a uma carga mais rápida dos filtros de partículas de diesel (DPF) e a mais ciclos de regeneração. As regenerações excessivas reduzem ainda mais a economia de combustível, porque utilizam combustível para criar as temperaturas elevadas necessárias.
A otimização da revisão do filtro de ar pode atenuar esses problemas. Com um sistema de monitorização de filtros sem fios integrado com telemática, saberá o estado dos filtros e líquidos da sua frota para que possa otimizar os intervalos de manutenção.
3. Refrigeração do motor
As ventoinhas de refrigeração do motor devem funcionar conforme necessário para refrigerar o motor. Se uma ventoinha estiver a funcionar constantemente devido a problemas com a embraiagem da ventoinha, interruptor do termóstato ou níveis baixos de líquido de arrefecimento, isto pode reduzir a eficiência de combustível entre 8% a 12%.
Os níveis baixos de líquido de refrigeração também podem forçar a ventoinha de refrigeração a funcionar com mais intensidade, criando o risco de sobreaquecimento do motor, o que pode danificar determinadas peças, resultando em reparações significativas e dispendiosas.
4. Compressores de ar
Os compressores de ar produzem ar para sistemas de travagem e outros acessórios de ar e não devem funcionar mais de 25% do tempo de funcionamento do veículo. Se um compressor estiver a funcionar excessivamente, pode resultar em perdas de economia de combustível de 2%.
Um compressor de ar com falha é, muitas vezes, o resultado de outra avaria do sistema. A telemática com diagnóstico no veículo pode ajudá-lo a identificar o problema base para a reparação.
5. Alinhamento de rodas
As rodas desalinhadas aumentam a resistência ao rolamento, fazendo com que os camiões trabalhem mais para se deslocar e conduzir em linha reta, aumentando o consumo de combustível até 2,2%. Uma roda desalinhada com apenas um quarto de grau fora do centro desloca-se 3,04 a 4,57m o que aumenta o desgaste dos pneus.
A manutenção preventiva através do seu sistema de telemática pode ajudar a identificar desalinhamentos antes de estes resultarem num maior consumo de combustível ou desgaste excessivo dos pneus.
6. Pneus
Pneus com pressão insuficiente podem causar uma redução de 1% na economia de combustível por cada 10 psi de pressão insuficiente. Sem um sistema de monitorização da pressão dos pneus (TPMS), verificou-se que, em média 34% dos pneus de uma frota tem pressão insuficiente. Os pneus com pressão insuficiente também são mais suscetíveis de sobreaquecer e rebentar.
As flutuações sazonais da temperatura também podem aumentar ou diminuir a pressão dos pneus em cerca de 2 psi.
Os pneus do reboque têm o maior impacto na economia de combustível, ao contrário dos pneus de tração ou de direção. A manutenção de pneus de reboque costuma ser fraca, com muitas frotas a utilizarem pneus mais antigos nestas posições para acabar com o piso do pneu restante.
Um TPMS integrado no sistema de telemática da sua frota pode fornecer monitorização da pressão e da temperatura dos pneus em tempo real, ajudando-o a manter os pneus com a pressão idea, com vista a poupanças de custos e segurança.
7. Sistemas de filtro de combustível
Os filtros obstruídos evitam a passagem de combustível suficiente, sobrecarregando as bombas de combustível e queimando combustível excessivamente.
Os motores a diesel atuais funcionam a uma pressão mais alta do que os motores mais antigos. Estes sistemas são menos tolerantes a contaminação ou bloqueios, o que teria um efeito prejudicial nos injetores de combustível e teria um impacto negativo na economia de combustível.
8. Dispositivos aerodinâmicos
Os camiões de classe 8 consomem 50% do seu combustível para superar a resistência ao ar em autoestradas. Pode instalar vários dispositivos nos seus veículos para melhorar o desempenho aerodinâmico e criar, pelo menos, 15% de poupança de combustível.
Para o melhor funcionamento, estes dispositivos aerodinâmicos não devem ter danos. Com um sistema de telemática para monitorizar as tendências de consumo de combustível, pode identificar veículos que consomem mais combustível devido a dispositivos aerodinâmicos avariados.
9. Sistemas elétricos
Se uma bateria, motor de arranque ou alternador não estiverem a funcionar corretamente, podem afetar negativamente a economia de combustível. A quilometragem, as condições de condução e a idade do veículo podem ter impacto no sistema elétrico. A manutenção preventiva regular irá ajudá-lo a identificar e resolver problemas rapidamente, antes de se tornarem problemas dispendiosos.
Um programa de manutenção preventiva executado no seu sistema de telemática pode detetar problemas de forma precoce. E o diagnóstico no veículo fornece informações sobre o código de avaria antes da próxima data de revisão programada.
10. Ar condicionado
Se um sistema de ar condicionado estiver avariado, pode ter de funcionar durante mais tempo do que o necessário para manter a cabina fria, gastando combustível. A manutenção preventiva do sistema de ar condicionado (A/C) deve verificar os níveis do líquido de refrigeração e o estado da correia de transmissão, do condensador e das bobinas do evaporador.
Manutenção preventiva
Uma plataforma de manutenção preventiva analisa centenas de milhares de dados telemáticos de veículos de todos os modelos e classes para detetar padrões que causaram falhas no passado. Os alertas em tempo real podem informá-lo de uma possível falha antes que esta realmente ocorra.
Pode efetuar uma análise contínua dos principais componentes do veículo com uma solução de manutenção preditiva combinada com o sistema de telemática da Geotab. Verá esses dados em tempo real, juntamente com alertas de falhas de alta probabilidade para cada veículo, para que possa agendar reparações de forma proativa antes de quaisquer danos graves. Isto permite reduzir o consumo de combustível da frota, aumentar o tempo de atividade do veículo, reduzir os custos de manutenção e recuperação e prolongar a vida útil do veículo.
Poupe ao máximo combustível com os dados do sistema de telemática
Com o aumento dos preços dos combustíveis superior a 65%, é expectável que procure encontrar áreas das suas operações onde pode poupar combustível. Um programa de manutenção preventiva bem gerido, ajudará a manter os componentes integrais dos seus camiões em boas condições de funcionamento, evitando o esforço desnecessário dos motores que, de outra forma, resultaria numa redução da economia de combustível.
A manutenção preventiva e as ferramentas de diagnóstico no veículo em conjunto com os dados da Geotab, podem aumentar ainda mais a poupança de combustível, com um aviso antecipado de problemas menores antes de estes terem qualquer efeito no desempenho do combustível.
Consulte as nossas soluções Geotab, para conhecer algumas das outras áreas onde pode melhorar a economia de combustível da sua frota. Comece já hoje, fale connosco.