Descubra como a telemática pode ajudar a melhorar a poupança de combustível da sua frota e abrir caminho para uma frota mais ecológica.

Reduzir os custos de combustível não é um tema novo, no entanto, é um fator fundamental para a
sustentabilidade da frota, ainda mais nos dias de hoje tendo em conta os preços exorbitantes do combustível.

Muitas são as frotas, pequenas e grandes, que procuram descobrir a fórmula secreta para aumentar a
poupança de combustível e os seus resultados.

O que é poupança de combustível?

A poupança de combustível é a conexão entre a distância percorrida e a quantidade de combustível consumida por um determinado veículo, embora possa depender muito da marca e do modelo do veículo. Por exemplo, um carro pequeno possibilita uma maior poupança de combustível do que um camião pesado.

Dito isto, embora cada veículo tenha uma poupança de combustível estimada, existem muitas maneiras
diferentes de melhorar isso. Neste artigo, discutiremos os benefícios de melhorar a poupança de combustível da sua frota e como pode usar a telemática para tornar sua frota mais eficiente.

Como a telemática melhora a poupança de combustível?
Hoje somos diariamente atingidos por preços de combustível cada vez mais altos, e a pressão para se tornar verde é não só impulsionada pela necessidade de reduzir custos, como também pelos objetivos de
sustentabilidade corporativa.

Para a maioria das empresas, a área-alvo na redução de custos é o combustível. Como este é geralmente um dos maiores custos operacionais para as frotas, investir nessa área pode ter um grande impacto. Um método que ajuda a economizar combustível é implementação de uma tecnologia telemática. Ao usar a telemática, pode reduzir o consumo de combustível:
• Melhorando a produtividade do motorista, reduzindo o tempo de marcha lenta do veículo, excesso de
velocidade e aceleração brusca;
• Encontrar rotas mais curtas para reduzir o total de kms percorridos;
• Detectando problemas no motor que podem estar contribuindo para o alto gasto de combustível;
• Analisando os seus relatórios de litro por kms para identificar quais os veículos mais eficientes em
termos de combustível;
• Compreendendo o impacto do tempo de reabastecimento fora da rota no seu negócio.

Como é que ser verde pode ajudar?
Um programa geral de frota verde visa a melhoria na poupança de combustível usando tecnologias inovadoras para a gestão de frota, como a telemática.

Além disso, mais e mais empresas estão a voltar-se para a compra de veículos híbridos e elétricos para ajudar a construir frotas mais verdes. Munidos de informações, os empresários podem começar a construir planos que abordem metas e objetivos na poupança de combustível.

A Geotab pode ajudá-lo a atender às suas necessidades e fornecer oportunidades para obter um ROI positivo. Para obter mais informações sobre como a Geotab pode ajudá-lo com suas necessidades na poupança de combustível, solicite uma demonstração com a nossa equipa, fale connosco!

Leave a Reply

Your email address will not be published.